sexta-feira, 9 de agosto de 2013

REPROGRAMAÇÃO MICROBIANA INIBE A OBESIDADE ASSOCIADA À DIETA OCIDENTAL

 
Poutahidis T, Kleinewietfeld M, Smillie C, Levkovich T, Perrotta A, Bhela S, Varian BJ, Ibrahim YM, Lakritz JR, Kearney SM, Chatzigiagkos A, Hafler DA, Alm EJ, Erdman SE.

Este estudo se baseia em outros que enfatizaram como os itens de alimentação "fast food", como batatas fritas gera maior probabilidade de obesidade, enquanto que comer iogurte evitou o ganho de peso associado à idade em humanos. Foi demonstrado anteriormente em modelos animais da obesidade, que o sistema imunitário desempenha um papel crucial neste processo. Aqui examinou-se seres humanos e modelos de ratos consumindo dieta ocidentalizada 'fast food' e as mudanças na microbióta e gordura abdominal. Em contraste marcante, o consumo de iogurte probiótico com comida ocidental inibiu o ganho de peso associado à idade. Testou-se se as bactérias encontradas no iogurte, que podem servir para diminuir patologias de gordura usando Lactobacillus reuteri ATCC 6475 na água potável. Surpreendentemente, descobriu-se que a terapia oral, o L. reuteri sozinho foi suficiente para alterar o perfil de célula imune pró-inflamatória e prevenir a patologia de gordura abdominal e ganho de peso associado à idade em ratinhos, independentemente da sua dieta basal. Nessa constatação de que animais ficaram significativamente mais magros, independentemente de indiscrições de sua dieta 'fast food' sugere abordagens de base populacional para controle de peso e melhora da saúde pública nas sociedades industrializadas.

Fonte: Revista: PLOS One. Publicação: Julho de 2013. Link para acesso: www.plosone.org

Baseado neste estudo vemos a importância que o intestino equilibrado tem na saúde e bem estar do organismo. O intestino tem um papel fundamental na nossa saúde, afinal tudo que comemos vai para o intestino onde nele é feita uma seleção, e por fim é absorvido. Daí a importância de mantermos ele equilibrado e funcionando perfeitamente para que possamos usufruir de todos os nutrientes provenientes do alimento que ingerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário