quarta-feira, 19 de maio de 2010

DIMINUIR O SAL DA DIETA REDUZ O NÚMERO DE EVENTOS CARDIOVASCULARES E A MORTALIDADE. MESMO UMA REDUÇÃO MODESTA DE UM GRAMA AO DIA JÁ É BENÉFICA À SAÚDE

Reduzir o sal na dieta pode melhorar a saúde pública, segundo pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, mas é um desafio. Em parte porque 75 a 80% do sal consumido por norte-americanos vem de comidas processadas, e não da adição de sal durante o consumo ou na preparação de alimentos.

Uma redução de até 3 gramas de sal ao dia (1200mg de sódio por dia) pode diminuir o número de casos anuais de doenças cardiovasculares1. A pesquisa realizada estimou uma redução anual para:

    * Doenças coronarianas: de 60 mil a 120 mil casos
    * Acidente vascular cerebral2: de 32 mil a 66 mil casos
    * Infarto do miocárdio3: 54 mil a 99 mil casos
    * Número de mortes por qualquer causa: de 44 mil a 92 mil casos

Toda a população sairia ganhando, principalmente os negros. As mulheres se beneficiariam particularmente com a redução de acidente vascular cerebral. Os idosos, com a diminuição de eventos coronarianos. No caso dos adultos jovens, calcula-se uma queda nas taxas de mortalidade. A melhoria na saúde cardiovascular seria semelhante a uma grande redução no consumo de cigarro, na obesidade e dos níveis de colesterol.

Retirar da dieta 3 gramas de sal ao dia pode levar a uma economia de 10 a 24 bilhões de dólares nos custos com cuidados de saúde anualmente. Mesmo uma redução modesta de 1 grama7 por dia, adquirida gradualmente entre 2010 e 2019,  seria mais efetiva que o uso de medicações para reduzir a pressão arterial nas pessoas hipertensas.

Este estudo não levou em consideração como esta redução pode ajudar as crianças, ou que o fato de diminuir o sal pode reduzir o risco de câncer no estômago, doenças renais, insuficiência cardíaca e osteoporose.


Fonte consultada:
New England Journal of Medicine, de 20 de  janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário